Como saber se tenho alergia a maquiagem e quais os sintomas? Maquiagem vencida pode dar alergia? Qual a melhor maquiagem para quem é alérgico? O que fazer em caso de alergia a maquiagem dá alergia e quanto tempo dura? Posso passar maquiagem em cima da alergia?
Artigo escrito pela Dra. Ana Luiza Villarinho, especialista em alergias na pele e pesquisadora da Fiocruz.
Como saber se sou alérgico a maquiagem?
Se sua pele, seja do rosto ou das pálpebras, coça, fica vermelha e irritada após a aplicação de qualquer tipo de maquiagem, pode se tratar de um processo alérgico. A reação pode ocorrer imediatamente após a aplicação da maquiagem, ou demorar aproximadamente entre dois e três dias, dependendo do tipo de alergia desenvolvido.
A confirmação da alergia a maquiagem só ocorre com a realização do teste de contato com elementos presentes em cosméticos. Esse teste é importante, pois outras doenças que causam inflamação da pele, como rosácea e dermatite seborreica, podem levar a intolerância a cosméticos, simulando um processo alérgico.
Quais são os sintomas de alergia a maquiagem nos olhos?
A alergia a maquiagem para os olhos como rímel, sombras e cílios postiços pode se manifestar com coceira nas pálpebras, vermelhidão, descamação e em alguns casos, edema palpebral, simulando até um angioedema. Maquiagens aplicadas rente aos cílios como o lápis de olho, delineadores e a cola de cílios podem induzir ainda lacrimejamento nas pessoas alérgicas.

Maquiagem vencida pode causar alergia?
Sim. Substâncias como conservantes e fragrâncias de cosméticos com a data de validade vencida podem entrar em um processo de degradação, gerando elementos com maior risco de sensibilização e consequentemente de reações alérgicas.
Outra questão relacionada ao uso de maquiagem vencida é o aumento do risco de infecções de pele pela proliferação de bactérias e fungos, principalmente aqueles cosméticos a base de água como o rímel.
O que fazer quando a maquiagem dá alergia?
A primeira coisa a fazer é remover gentilmente a maquiagem. Se a pele estiver muito irritada, evite demaquilantes e utilize soro fisiológico gelado e algodão ou gaze para retirar o cosmético.
Procure um médico dermatologista para avaliar se será necessário prescrever algum medicamento para acalmar a pele e se o teste de contato está indicado.
Não esqueça de levar o cosmético suspeito à consulta, pois nestes casos é muito importante avaliar o rótulo do produto, na busca por elementos com maior chance de causar irritação ou alergia.
Quanto tempo dura uma alergia a maquiagem no rosto?
Isso depende do tipo de alergia desenvolvido. Se for uma dermatite de contato alérgica, após a suspensão do produto o inchaço e a vermelhidão vão melhorando progressivamente e dependendo da intensidade dos sintomas, o quadro agudo pode durar de três a sete dias. Em algumas pessoas, pode ficar uma mancha escura acastanhada no local do processo alérgico que levará alguns meses para desaparecer. A utilização de medicamentos para reduzir a inflamação pode encurtar o tempo para redução dos sintomas.
Já se a alergia for do tipo urticária de contato, os sintomas se iniciam em alguns minutos após o uso do cosmético e após a retirada do agente suspeito, os sintomas regridem em 24 a 48 horas.

Qual a melhor maquiagem para quem tem alergia?
Existem no mercado diversas marcas de maquiagens ditas hipoalergênicas, que tendem a ter uma menor concentração de conservantes e outros elementos irritantes. No entanto, o mais importante é definir qual substância desencadeou a alergia através de um teste de contato, pois este mesmo alérgeno pode estar presente em maquiagens de marcas diferentes,até mesmo nas hipoalergênicas.
Um alerta importante é que o fato de a maquiagem ser vegana ou “cruelty free” não significa que não cause alergia. Este tipo de produto é composto em sua maioria por elementos de origem vegetal e não utiliza testagem em animais, mas pode conter fragrâncias e conservantes.
Pode passar maquiagem em cima de alergia? Como esconder uma alergia com maquiagem?
Na fase aguda da reação, quando está ardendo, coçando, com um vermelho intenso, descamação e bolhas de água,o uso de maquiagens corretivas deve ser evitado ao máximo pois há o risco de irritação e até de nova sensibilização.
Quando a inflamação tiver melhorado, restando apenas uma leve vermelhidão ou mancha acastanhada, bastões corretivos coloridos podem ser usados antes da base da maquiagem como camuflagem. Se a mancha for vermelha, o bastão esverdeado é o mais apropriado, caso a mancha seja acastanhada/marrom, utilize um corretivo amarelado.
Veja também: